Ana Filomena Amaral apresenta romance “Pão e Água” na Senhora da Piedade

Ana Filomena Amaral apresenta romance “Pão e Água” na Senhora da Piedade

Apresentação na Senhora da Piedade – Lousã (Outubro 2011)

Veja as Fotos

Veja a Notícia

Ana Filomena Amaral vai apresentar o seu último livro, intitulado “Pão e Água”, no dia 15 de outubro, às 14:30, nas ermidas de Nossa Senhora da Piedade.

“Pão e Água” é um romance histórico dedicado ao povo de Avintes, terra natal da autora, na margem esquerda do rio Douro, que evoca em especial o papel das padeiras e barqueiras na construção daquela comunidade, no concelho de Vila Nova de Gaia, ao longo dos séculos.

O livro será apresentado, no âmbito do plano de atividades da Cooperativa Arte-Via para 2011, pela historiadora Irene Vaquinhas, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que prefaciou a obra e que já tinha participado no lançamento realizado em Avintes, no dia 4 de setembro, que contou com o apoio de várias coletividades e do pároco local, tendo a cerimónia reunido centenas de pessoas no cais fluvial do Esteiro, com um programa cultural ao ar livre em que atuou também o músico lousanense Ramiro Simões, a quem coube interpretar canções de Adriano Correia de Oliveira, também natural daquela localidade ribeirinha.

Desta vez, na Lousã, Ana Filomena Amaral pretende fazer uma sessão diferente, incluindo, a terminar o programa, o pagamento de uma promessa antiga dos sogros, Maria da Conceição Soares e Joaquim Simões, iniciativa que será assumida pelos seus sete filhos e demais descendentes.

Trata-se da distribuição de um bodo, com missa em honra do casal da Cova da Areia, já falecido, para o qual estão todos convidados. Participarão o grupo Cantar Arte-Via e o grupo de Dança da Escola Secundária da Lousã e da AVEL. Com pão e água das fontes próximas se fará o bodo.

Os temas dominantes do novo livro de Ana Filomena Amaral, pão e água, exigem seguramente um ambiente que, na Lousã, só na Senhora da Piedade é possível encontrar, o que é reforçado pela presença da água cristalina e purificadora da ribeira de S. João.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *