Nota de imprensa

 

 

Arte-Via - Projecto Europeu “Roots and Wings” encerra em Falkirk, na Escócia

 

 

O projecto europeu Grundtvig 2 “Roots and Wings” teve o seu último encontro de 20 a 25 de Maio, em Falkirk, na Escócia. Nele participaram elementos dos cinco países parceiros, nomeadamente, Alemanha, Escócia, Áustria, Espanha e Portugal. Em representação da instituição portuguesa, com sede na Lousã,  Arte-Via Cooperativa Artística e Editorial,  coordenadora europeia do projecto,  estiveram a presidente da direcção, Ana Filomena Amaral e a presidente da assembleia geral, Tchum Nhu Lien.

Este projecto, que começou em Julho de 2006, tinha como objectivo prioritário o contacto entre adultos aprendentes, formadores e responsáveis das diversas instituições parceiras, de ensino informal, no sentido de promover o intercâmbio de ideias experiências e culturas e, ainda, fomentar o interesse pela aprendizagem ao longo da vida, linha directriz do programa Grundtvig.

Dos vários produtos finais que resultaram do projecto, destacamos a edição de um livro com as comunicações do seminário internacional, “Roots and Wings”, realizado em Março de 2007, na Lousã, organizado pela Arte-Via, o site com o mesmo nome, da responsabilidade das instituições austríacas, nomeadamente o arquivo e a biblioteca municipais de Dornbirn, a exposição internacional, em Pozuelo de Alarcon, Espanha, organizada pela escola oficial de adultos, CEPA, em Março de 2008 e, ainda, a semana do adulto aprendente, em Falkirk, na Escócia, realizada na última semana, pela autarquia local e várias instituições que se dedicam ao ensino informal de adultos, não só daquela cidade, mas também de Edimburgo.

Em jeito de balanço final, por parte da Arte-Via Cooperativa, em todo o projecto, estiveram envolvidas cerca de quarenta pessoas, entre aprendentes, formadores, dirigentes e colaboradores. Durante estes dois anos, 35 pessoas deslocaram-se aos diversos encontros na Áustria, Espanha, Finlândia e Escócia, a expensas do subsídio atribuído pela Agência Nacional Sócrates Leonardo Da Vinci à Arte-Via.

Na última reunião de trabalho, em Falkirk, ficou a vontade, de todos os parceiros continuarem a manter esta união tão profícua, através da apresentação de uma nova candidatura conjunta. Por parte da nossa instituição essa mesma vontade foi expressa da seguinte forma: Nascemos com raízes finas e débeis, crescemos com troncos fortes e ágeis e com grandes asas abraçamos o mundo…

Raízes e Asas (Roots and Wings)!

Roots and Wings