Portal de autores moçambicanos CATALOGUS

É lançado oficialmente nesta sexta-feira, 30 de Julho de 2021, o portal de autores moçambicanos CATALOGUS que será acessível pelo endereço www.catalogusautores.com

O CATALOGUS é uma plataforma online de divulgação e promoção do autor, por via da disponibilização de informação completa e actualizada sobre a vida, obra e actividade do autor. É um “catálogo” que se pretende completo sobre o autor: com biografia actualizada, bibliografia, banco de imagens em fotografia e audiovisual, acompanhamento de carreira (divulgação de agenda e eventos) e acções de promoção da sua obra junto do público.

O mapeamento e registo de autores será um processo contínuo e feito mediante a submissão da informação junto da plataforma pelo autor, sendo que nesta fase de lançamento já se encontram 20 autores cadastrados.

A nossa expectativa é de registo e mapeamento, ainda neste ano alcançar o número de 100 autores, entre consagrados e emergentes, todos com obra publicada independentemente do género. Contudo, estamos cientes que só é possível alcançar com a conjugação de esforços conjuntos, mas sobretudo pela vontade do autor em ver-se inserido numa comunidade que permitirá ao público local e global o acesso à informação actualizada, a agenda literária e uma série de iniciativas que visam massificar o consumo de obras literárias e o conhecimento sobre os criadores e as criações literárias moçambicanas.

Ao mesmo tempo que irá disponibilizar a informação sobre autores e a actualização sobre a sua dinâmica de eventos literários, o CATALOGUS será um veículo para a divulgação de iniciativas e oportunidades para os autores no seio da comunidade da língua portuguesa e noutros quadrantes.

O CATALOGUS é a primeira iniciativa de género em Moçambique e pretende-se o mais plural e envolvente na comunidade de autores de modo a dar maior visibilidade ao seu trabalho e publicações, criação de pontes de intercâmbios com autores da comunidade dos países de língua portuguesa.

Num contexto de fraca circulação de obras e até de autores entre os países, o CATALOGUS está a aberto em ser um espaço de facilitação e acessibilidade, pelo que já se projecta para constituir um espaço para a divulgação e promoção de autores no seio de dos PALOP – Países Africanos de Língua Portuguesa e de toda a lusofonia.

Para já, posicionamo-nos como uma verdadeira porta de entrada e principal referência para entrar no contexto de toda a diversidade da literatura moçambicana.

Os Fundadores

Eduardo Quive (Junho, 1991) é poeta, escritor e jornalista. Fez formação em jornalismo que não concluiu. Foi editor do semanário Dossiers & Factos (2015-2016) e do semanário cultural Debate (2016). Foi cronista do semanário Sol, edição moçambicana, correspondente do jornal angolano Cultura e durante dois anos, trabalhou na televisão, como jornalista, produtor de conteúdos e apresentador (2013 e 2014).

É membro fundador do Movimento Literário Kuphaluxa. É director editorial da Revista LITERATAS e em 2018 fundou a produtora de conteúdos e organizadora de eventos Vice-Versa Ideias.

Escreve poesia. É autor do livro «Lágrimas da Vida Sorrisos da Morte» (Literatas, 2012); Co-autor de Brasil & África – Laços Poéticos (Editora Letras, 2014); co-organizador das colectâneas «Contos e crónicas para ler em casa» – Volume I e II (Literatas, 2020). Em 2020 co-organizou o livro O Abismo aos pés (Literatas), com entrevista a 25 escritores lusófonos sobre a iminência do fim do mundo, em pleno pico da pandemia do novo coronavírus.

Mélio Tinga (Junho, 1994) é escritor e designer de comunicação. Publicou «a engenharia da morte» (Edição independente, 2020 | Caos e Letras (Brasil), 2021) e «O Voo dos Fantasmas» (Ethale Publishing, 2018). É Prémio Literário INCM/ Eugénio Lisboa 2020 com «Marizza» (romance), foi finalista do Prémio 10 de Novembro 2019 com «Outro Dia a Nuvem Evapora» (contos) e Prémio Sensasons (2012). É colaborador permanente da Revista Literatas e membro do Movimento Literário Kuphaluxa desde 2013.

É autor membro de «Mapas de Confinamento», fez parte de «Olhos Deslumbrados – Histórias de Maputo» (FFLC, 2020), «Memórias de Idai» (Fundza, 2020), «Idai – marcas em verso e prosa» (Gala-Gala Edições, 2020), «O Hambúrguer que Matou Jorge – Antologia de Contos Criminais Moçambicanos» (Ethale Publishing, 2017).

Co-organizou e participou de «Contos e crônicas para ler em casa» – Volume I e II (Literatas, 2020). É formado em Educação Visual pela Universidade Pedagógica, co-fundador e director executivo da DESIGN Talk e da DEZAINE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *